#YuNaReal - Nínive Santo, Designer de Estampas

quinta-feira, agosto 20, 2015

 Nínive Santos, Designer de Estampas -  Minha história é um pouquinho longa porque ela faz parte de 2 BC's que fiz.

Até o ano de 2009 eu costumava fazer relaxamento nos cabelos para tirar o tal volume, que durante muito tempo incomodou, na nossa maioria queríamos ter um cabelo mais comportado por questão de aceitação. Eu amava a forma como meu cabelo ficava, pois eu tinha cachos bem longos e as pontas com californianas.
Mas aconteceu um erro no meio do percurso, numa das ultimas vezes que fiz o permanente a cabeleireira deixou passar o tempo do produto no meu cabelo e então ele ficou aquela coisa, nem liso, nem enrolado, foi muito triste para mim porque eu havia perdido de vez todos os meus cachos.
 Em 2011 entrei na faculdade e meu cabelo estava da mesma maneira, mas pra não me sentir mal com aquela textura eu fazia chapinha, fiquei com o cabelo assim durante 1 ano, até que a raiz cresceu e com  ajuda de uma amiga resolvi assumir meu cabelo natural em 2012 e fiz o primeiro corte, ainda assim ficaram algumas pontas lisas, acho que todas passamos por este momento. Mas aquilo pra mim havia sido libertador, maravilhoso!

Os cabelos cresciam de maneira lenta e como o meu cabelo é muito misto eu tinha que cortar o black com espaços de tempo muito curtos, ele
crescia, porém crescia para cima, daí então em 2013 resolvi fazer um permanente afro para dar peso no cabelo e ele crescer mais rápido,ouvi a indicação de algumas pessoas e lá fui eu, me rendi à química novamente. Foi perfeito consegui 3 coisas que queria, definir o cacho, manter o volume e que ele crescesse mais rápido. Fiz o permanente apenas uma vez e foi o suficiente para o meu cabelo ficar deste tamanho em 1 ano.

Em 2014 eu estava amando meu cabelo, ele tinha cachos maravilhosos, tinha minhas californianas de volta, mas aí veio a vontade de fazer o permanente novamente pra definir os cachos da raiz, minha mãe disse diversas vezes que eu não precisava fazer e acredite, eu não a ouvi e acabei fazendo em setembro de 2014, daí veio a tragédia, meu cabelo deu corte químico e perdi totalmente os cachos , eu fiquei com diversos buracos no topo da cabeça, meus cabelos quebravam com 1cm da raiz. Eu fiquei muuuuito, muuuuito triste, deprimida por algum tempo, porque se eu tivesse ouvido minha mãe nada daquilo teria acontecido.
Esperei um tempo pra que ele crescesse. Eu olhava no espelho e não conseguia acreditar que havia feito aquilo com meu cabelo. Certo dia estava voltando para casa e tomei a decisão de que quando chegasse iria eu mesma cortá-lo, minha raiz tinha uns 3cm. Muito indecisa ainda, abri a página do pinterest e comecei a olhar fotos de mulheres negras com os cabelos curtinhos pra me inspirar e não desistir, afinal cabelo cresce, peguei a tesoura e cortei, cortei, cortei. Me senti liberta novamente.
Março foi o mês que me marcou e que me fez nunca mais esquecer que não importa como meu cabelo seja, preciso dar o tempo que ele precisa para crescer e enrolar, ele precisa dos meus cuidados e não de cuidados químicos para serem perfeitos para mim. Sou feliz da maneira que sou e estou aqui cuidando dele com amor e carinho pra que ele seja parte de mim, a minha personalidade.

História emocionante e o melhor história de  SUPERAÇÃO. Gostaram? Envie sua história também!


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

INSTAGRAM

ÚLTIMO VÌDEO